Em meio à pandemia, a ciência busca sem cessar respostas nos mais avançados estudos para definir uma vacina contra o novo Coronavirus. Até que isso ocorra, a melhor recomendação que se pode ter da Organização Mundial da Saúde para conter o avanço da contaminação é mais simples do que pensávamos: água e sabão.

Mas…

Como garantir que toda a população tenha acesso à esta simples receita? Um dos maiores desafios das Companhias de Saneamento é garantir água à toda a população e, em tempos de Covid-19, estamos vendo o quão valioso é ter água disponível na torneira. Agora imagine, todo mundo em casa, quase 100% do tempo, precisando usar água a todo momento. Não vivemos sem água, água é vida!

Sempre que existe falta de água a resposta mais óbvia que vem à nossa cabeça é: Basta produzir mais água! Só que muitas vezes, não precisa ser essa a alternativa, o que pode ser feito de diferente é: Salvar a água! Ou seja, preservar a água que já existe, que já está disponível e que muitas vezes se perde antes mesmo de sair pela torneira.

À medida que as redes de distribuição envelhecem, elas crescem em complexidade e criam problemas de resiliência, o que pode ocasionar diversos problemas de vazamento e perda de água. A combinação de equipamentos de alta tecnologia, softwares de inteligência e serviços especializados podem contribuir para que a Companhia de Saneamento evite o caos devido a falta de água.

Os resultados do Gerenciamento de Operações de Água melhoram a visibilidade operacional, minimizam vazamentos, reduzem custos de mão de obra, otimizam as operações de rede e melhoram proativamente a experiência do cliente. Esses resultados ajudam você a identificar, priorizar e tomar ação para reduzir a água que não traz receita devido a perdas de água aparente ou reais em sua rede de distribuição.

A Itron é especialista em gestão da água. Conhecer os caminhos por onde a água passa e identificar por onde pode estar “escapando” irá contribuir para que a Companhia de Saneamento aumente a disponibilidade deste recurso tão valioso, mas infelizmente escasso.

Junte-se a nós na missão de tornar o mundo mais sustentável!

Gustavo Guzman
Gerente Regional de Vendas - Itron, Inc.
Gustavo Guzman é Gerente Regional de Vendas da Itron e atua no time de Vendas Diretas - América do Sul.

Começou sua carreira em 2002 como menor aprendiz na área de Recursos Humanos, na transição de Schlumberger para Actaris. Em 2006 foi convidado para atuar na área comercial dando suporte ao time de Vendas e logo em 2007 foi efetivado como Vendedor Técnico Junior. Desde então, atua na área de Vendas atendendo Companhias de Saneamento do Brasil como por exemplo, SABESP, SANEPAR, COPASA, AEGEA, ÁGUAS DO BRASIL, entre outras.

Gustavo é formado em Administração pela Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, com MBA em Gestão Comercial pela Escola de Ensino Superior de Administração, Comunicação e Marketing – ESAMC, e tem especializações em Vendas pelo Instituto Educacional de Vendas – IEV.